Ter o corpo sarado é o sonho de muita gente. Mas nem todo mundo gosta de passar horas "suando a camisa" numa academia, fazendo caminhada, correndo num parque, andando de bicicleta... Por isso, preferem investir em aparelhos que prometem boa forma sem esforço físico, e praticar a chamada ginástica passiva.
Esses equipamentos funcionam assim: eles promovem um estímulo muscular por meio de correntes elétricas, causando a sensação de formigamento nas pessoas, ocorrendo contrações musculares involuntárias que prometem a queima calorias e tonificam a musculatura.
Uma pessoa sedentária pode até sentir algumas mudanças nos primeiros períodos de treino, mas logo vai perceber que esse efeito é passageiro. "A grande maioria destes aparelhos é eficiente apenas por um curto espaço de tempo, já o estímulo deixa de ser eficiente porque a musculatura se acostuma com o trabalho e não responde mais"
Para quem já treina regularmente, esse tipo de ginástica não traz nenhum resultado. "Nesses casos, seria preciso um trabalho consciente, ou seja, estimular a musculatura de maneira que o cérebro receba a informação e responda ao trabalho, resposta essa que não é a mesma dos aparelhos de ginástica passiva"
A promessa de que esses equipamentos eliminam calorias por si só também é lenda, pois, para que a queima de calorias seja efetiva e traga resultados em redução de gordura corporal. "É preciso que outros fatores sejam ativados, e a maioria desses aparelhos tem uma recomendação diária de apenas 15 minutos de estimulação, o que não altera a frequência cardíaca e nem promove benefícios à saúde de ninguém"
Além disso, é necessário ter cuidado na hora de utilizar os equipamentos de ginástica passiva, porque, como alerta a educadora, "eles transmitem impulsos elétricos que são conduzidos por meio da água corporal que temos, e usados de maneira errada podem provocar queimaduras na pele".
Portadores de marca-passo ou de doenças cardíacas não devem usar tais aparelhos devido a esses choques elétricos; nos casos mais crônicos de insuficiência renal, a ginástica passiva é contra indicada, por estimular a drenagem linfática.
A prática de exercícios físicos convencionais traz diversas melhorias para o organismo em geral, como redução de gordura corporal, de triglicérides, colesterol, controle de pressão arterial, de estresse, entre outras. Isso tudo não pode ser alcançado apenas com estímulos elétricos.
Então, o melhor caminho para um corpo saudável e bonito ainda é o esforço, "nada até o momento substitui ou equivale aos resultados e benefícios promovidos pela prática de exercícios físicos". A ginástica passiva pode dar resultado por algum tempo, mas não faz milagre!