“Me passa uma série boa!” Essa é uma das frases que eu mais leio ultimamente no e-mail do blog e por recados do orkut. E acredito que seja a frase que os instrutores mais escutam nas academias também. A grande verdade nessa história pode deixar alguns chateados. Não existe série perfeita! Existe aquela série que funciona melhor para você.
Outra pergunta frequente “Quantas repetições e séries eu faço ?” Não tem como dar uma resposta concreta, dizer para a pessoa faça 4 séries de 10 repetições que você vai conquistar o corpo de um Mr. Olympia. Não existe receita de bolo e se existe você vai ter que fazer suas próprias alterações para ter o resultado desejado. O que eu quero dizer é que o que pode funcionar para alguém, pode não funcionar para você. Lembrando o exemplo que citamos de 4 séries de 10 repetições, certas pessoas podem ter ótimos resultados assim. Agora você tem que ver o que faz resultado para você.
O primeiro passo para descobrir qual é a série “perfeita” para você e ter bastante paciência. Tente outras formas de treinamento, mude a sua série, só assim você vai descobrir o que funciona melhor para você, mas não adianta treinar uma série 1 semana e desistir. Você tem que persistir até um momento em que você achar que não está tendo resultados ou pelo menos dar um período de 2 meses para mudar o treino.
Tentar diferentes números de séries e número de repetições(4×10, 3×12, 4×12,10,8,6, etc). A idéia é variar até achar o ideal para você. Lembrando que isso funciona tanto para o treino como para várias outras coisas, não somos robôs de linha de produção, todos iguais. O corpo humano é muito complexo, cada organismo responde de uma maneria diferente, como para o treino, dietas, suplementação, etc.
Não se esqueça de dar importância a outras coisas também, como a sua alimentação e o descanso necessário. Se você não der a devida atenção a esses fatores você não vai conseguir o resultado desejado.